Ir para o início

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5
Nova Oferta Formativa. Faz já a tua pré-inscrição para o próximo ano letivo!

EPCE

Escola Profissional de Comércio Externo

Login

Newsletter EPCE


Âmbito e definição
A Formação em Contexto de Trabalho, referente aos Cursos Profissionais (CP) ou Formação Prática, no caso dos Cursos de Educação e Formação (CEF), consiste num conjunto de atividades profissionais, desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, onde o formando irá aplicar, adquirir e desenvolver competências relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso. Realiza-se numa entidade pública ou privada, com a qual a Escola estabelece protocolos de parceria, dentro da região do Grande Porto, na qual se operam atividades profissionais relevantes e relacionadas com a área de formação do curso frequentado e orienta-se para uma das saídas profissionais correspondentes ao perfil de saída do curso.

Objectivos
Os estágios têm como principal objectivo promover a inserção dos formandos no mercado de trabalho, permitindo aos mesmos, aumentar a sua rede de contactos e ao mesmo tempo experienciar e desenvolver práticas laborais, de organização, conduta e valores profissionais. Desta forma, têm oportunidade para aplicar os conhecimentos e competências adquiridas no curso, desenvolvendo capacidades e atitudes essenciais à integração no mundo do trabalho, tais como sentido de responsabilidade, autonomia na realização de tarefas, cooperação e espírito crítico.

Organização e funcionamento
Têm a duração de 420 horas no caso dos Cursos Profissionais e 210 horas nos Cursos de Educação e Formação (CEF). As horas destinadas ao estágio poderão ser efectuadas no final da componente lectiva do plano curricular, no caso dos CEF, ou serem distribuídas por dois anos lectivos, sendo que no primeiro ao de estágio se efetua um terço das horas de estágio e no ano seguinte dois terços das horas, no caso dos CP. As horas correspondentes ao estágio são realizadas consecutivamente e apenas no final dos anos lectivos correspondentes, para que o formando, quando se integra nesta componente, detenha já um domínio relevante das competências leccionadas. O estágio é supervisionado por um formador da Escola, designado de orientador de estágio, que representará a escola e por um representante da instituição de estágio, designado por monitor.

Estágios Extracurriculares
Estes estágios têm um carácter facultativo e são um acréscimo à formação prática, no entanto, não substituem o estágio curricular. Devem ser realizados ao longo do ano lectivo, nos dias livres e pausas das aulas ou em períodos de férias.

 

Copyright © 2017 EPCE - Escola Profissional de Comércio Externo Rights Reserved.

Comentários